Economia - 11º TV 1º ano – 100 horas – 134 blocos
2º ano – 100 horas – 134 blocos
Planificação Anual Simplificada – 2º ano – Módulos 5 a 8
Período Lectivo | Conteúdos Programáticos | Nº de aulas previstas | |
1º 19 Set a 16 Dez | Módulo 5 – O Estado e a Actividade Económica (16-09) O papel económico do Estado , Exemplos de intervenção do Estado na economia , Orçamento de Estado. (7-11) Módulo 6 – A interdependência das Economias actuais (11/11) ● O comércio internacional - Diversidade, necessidade e vantagens das trocas internacionais ● O registo das trocas internacionais – Balança de Pagamentos - Balança Corrente - Balança de Capital - Balança Financeira ● Factores de desenvolvimento do comércio internacional - Transportes e comunicações - Empresas transnacionais - GATT/OMC | 24 h – 32 blocos 24 h – 32 blocos | |
2º 3 Jan a 23 Março | ● A integração económica - Noção - Formas (zona de comércio livre, união aduaneira, mercado comum e união económica) - O processo de construção da União Europeia(20-1) Módulo7 – Crescimento, Desenvolvimento e Flutuações da Actividade Económica (23/1) : Crescimento económico - Noção - Indicador: PIB
- Heterogeneidade de situações de desenvolvimento verificadas nos: países desenvolvidos, países em desenvolvimento (PED) e países menos desenvolvidos (LDC-Least Developed Countries)
| 27h – 36 blocos | |
3º 10 Abr a 15 de Jun | Módulo 8 – A Economia Portuguesa na Actualidade (16/4) Economia portuguesa no contexto da União Europeia - Estrutura da População: estrutura etária, movimentos migratórios e população activa (emprego e desemprego) - Estrutura da Produção: evolução do valor do produto, estrutura sectorial da produção -- Estrutura da Despesa Nacional: consumo e investimento -- Relações Económicas com o Exterior -- Recursos Humanos: educação e formação profissional e I&D -- Competitividade das empresas: investimento e produtividade - Nível de Vida e Justiça Social: repartição dos rendimentos, poder de compra, estrutura do consumo, inflação e equipamentos sociais. (15-6) | 25h – 34blocos | |
Nota: | Esta planificação pode estar sujeita a pequenas alterações consequência do ritmo/rendimento das turmas. A particularidade deste programa estar elaborado em módulos pode conduzir adaptações mais frequentes que o normal. | ||
Critérios de Avaliação | |||
CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS:
| 70% | ||
ATITUDES E VALORES · Responsabilidade, civismo, autonomia, empenho e espírito crítico | 30% | ||